Alvaro Dias fala em zerar déficit público em 1º ano de governo com corte de 10% do orçamento

Foto: Agência Senado

O pré-candidato do Podemos à Presidência nas eleições 2018, senador Alvaro Dias (PR), prometeu que se for eleito vai zerar o déficit público no primeiro ano de governo por meio do corte de 10% de todas as rubricas do orçamento.

De acordo com o senador, o projeto seria enviado ao Congresso, que determinaria se o corte de alguma área específica seria menor.

“Vamos usar a fórmula da Angela Merkel (chanceler da Alemanha). Vamos criar um limitador emergencial de despesas para zerar o déficit público no primeiro ano de governo, no mais tardar no começo do segundo”, afirmou Dias em palestra no escritório de advocacia Nelson Williams e Associados, em São Paulo.

De acordo com o senador paranaense, os investimentos públicos estarão isentos do corte das despesas.

O pré-candidato é crítico da PEC 95, que estabeleceu que a taxa de crescimento das despesas será limitada à inflação do ano anterior medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). “O atual governo não consegue nem cumprir a regra de ouro”, disse.

Dias prometeu ainda que vai propor a diminuição de tributos e levantou a hipótese de fazer um referendo sobre as reformas que ele pode vir a fazer nas eleições municipais de 2020.

Estadão Conteúdo

 

Deixe uma resposta