Aposta no kit bolsonarista pode virar âncora em 2020 no RN

Tenho tocado algumas vezes no assunto. Um grupo de líderes políticos locais apostou e aposta tudo no kit bolsonarista: ataque às instituições, endurecimento das leis, defesa da cpi da Lava Toga, estilo agressivo, anti-intelectualismo, etc.

O presidente Jair Bolsonaro venceu em Natal em 2018. É fato. Só que sua avaliação positiva vem derretendo em nível nacional e local. Não há indicativo de reversão até o ano que vem. A estratégia, por exemplo, de aproximação do derrotado ao governo Carlos Eduardo Alves do bolsonarismo já foi ruim em 2018 no RN e ela pode se tornar pior para quem ingressar com ela no pleito do ano que vem.

O kit bolsonarista apresenta vantagens para mandatos proporcionais. Serve para guardar uma base. Mas sofre com a desvalorização inflacionária nos combates para o executivo.

O prefeito Álvaro Dias, por exemplo, cria o conselho de debate sobre direitos LGBTs. Ele está bem nas pesquisas e já sacou, assim como outros concorrentes, que jogar muitas fichas no bolsonarismo apresenta altas chances de levar o candidato a dialogar com um gueto cada vez menor.

Link para o texto em que falo sobre o assunto há alguns meses atrás:

Sobre o alto risco de ir para 2020 em Natal com o kit bolsonarista

Deixe uma resposta