Desafio

Conheço bolsonaristas que alegam que a queda de homicídios no RN se deu pelo “efeito Bolsonaro/Sergio Moro”. Perguntados sobre uma ação concreta implementada pelo atual governo na área de segurança, eles só conseguem falar no tal efeito. Nunca uma atividade factual.

O dado é que a atual gestão sequer teve tempo de fazer algo. Os homicídios começaram a cair, a bem da verdade, já em 2018 e a queda se intensificou em 2019. Os especialistas apontam as políticas na área de segurança da administração de Michel Temer, a elevação dos orçamentos e preocupação dos governos estaduais como explicações para o refluxo na quantidade de assassinatos, por exemplo.

Aqui no RN o orçamento da segurança, que consumia 10% de tudo que era arrecadado, passou a contar com 15% no governo de Robinson. As pesquisas de opinião, a partir da gestão de Rosalba, começaram a capturar a questão da violência como principal preocupação do potiguar (antes era saúde). Os governos que vieram trataram, com toda dificuldade, de responder: mais diárias operacionais, investimentos em inteligência e modernização dos presídios. Os frutos vieram.

Permanece o desafio. Você que acredita no tal “efeito Bolsonaro”, por favor, cite uma ação concreta. Não importa se você se considera como de esquerda, centro ou direita. Vamos trabalhar no âmbito da avaliação factual.

Deixe uma resposta