Em nota, secretaria de cultura esclarece que está em processo de substituição a estátua de Iemanjá e que assunto foi amplamente debatido com representantes do segmento religioso

NOTA DE ESCLARECIMENTO – ESTÁTUA DE IEMANJÁ A Prefeitura do Natal, através da Secretaria de Cultura de Natal (Secult/Funcarte), vem a público esclarecer que está em curso todo o processo de substituição da estátua de Iemanjá, localizada na Praia do Meio, seguindo instruções e determinações da Superintendência de Patrimônio da União (SPU), sendo debatido abertamente com os representantes do segmento religioso (que solicitou a substituição) e Ministério Público, além da participação de técnicos do Departamento de Patrimônio da Secult.
Os representantes dos Povos de Terreiros Tradicionais realizaram audiências e solicitaram a substituição, devido as precárias condições estruturais da obra. Mediante várias assembleias, houve a escolha por uma nova estátua em pedra, que está sendo confeccionada pelo artista plástico Emanoel Câmara.
O assunto foi debatido em audiências no Ministério Público com a promotora Daniella Veras, que convocou a SPU. O representante do órgão federal repassou as orientações que estão sendo seguidas à risca. A atual obra, de autoria do artista Etevaldo, ficará resguardada na sede da Funcarte até que o segmento religioso defina seu destino.
Participaram das reuniões Giselma Omilê, da Coordenadoria de Igualdades Raciais do RN, Pai Magno, do Centro de Umbanda da Maria Padilha das 7 Encruzilhadas – CUMPE, a Comissão Permanente dos Povos Tradicionais do RN – COPPT e Pedrinho de Ogum – GAMA.
A Secretaria de Cultura de Natal esclarece que vem participando do processo com todos os representantes citados e atendendo aos pedidos das entidades religiosas para a substituição, de forma aberta, democrática e seguindo as legislações vigentes.

Deixe uma resposta