Falso Fla-Flu, Lula e o STF

FALSO FLA-FLU, LULA E O STF

Ver nas redes sociais os tais “operadores do direito”, aderindo ao falso fla-flu criado pela imprensa e grupos radicais, implica em perder um pouco da visão positiva que se tem deles. Não está em jogo se Lula deve ser preso ou não. O que está em debate é o que diz a CF88 sobre um assunto.

A CF88 manda prender antes dos recursos esgotados ou não? É o dilema e não se Lula deve ou não ser preso. Se há insatisfação quanto ao texto constitucional, quem tem o poder de alterá lo é o legislativo legitimado pela vontade popular. Nenhum supremo ministro, por mais supremo que seja, tem esse poder.

O ministro Luis Roberto Barroso, que vem aplicando sua tese acadêmica ao posto que ocupa, faz muito mal e gera bastante instabilidade institucional. Em seus trabalhos de pesquisa, Barroso defende que, se o legislativo não legisla, cabe ao judiciário agir para tapar o buraco ou atualizar uma lei. Ele vem inventando, nesse sentido, uma constituição da própria cabeça. É sintoma do que se tornou o STF.

No caso da prisão em segunda instância, os ministros entraram em terreno patanoso e agora lutam para consertar a bobagem, mas sem desgaste. Será impossível.

Deixe uma resposta