O ambiente em 2020 irá mudar nas eleições municipais no RN

O petismo foi vitorioso em 2018 no nosso estado. Porém, com boa votação do bolsonarismo e seus defensores nos pleitos majoritários e nas proporcionais, principalmente nas médias e grandes cidades. Em 2016, a direita obteve forte crescimento.

É algo que não tornará a ocorrer em 2020. Na melhor das hipóteses, teremos recuperação bastante lenta até o ano que vem. A conjuntura econômica nao favorece quem é poder nacional.

Há, além disso, diversas mudanças capazes de desestruturar o já parco apoio da extrema direita entre as classes de D e E. A maior parte das cidades potiguares são compostas por tais estratos. A queda do benefício do bolsa família, a incorporação do bpc à renda familiar, o que retira o direito de receber o BF de quem tem um idoso em casa, gerarão estragos objetivos. A diminuição da faixa de quem recebe o PIS também.

A eleição para prefeito é um fato local e apresenta realidade relativamente autônoma. Mas quem apelar ou tiver forte ligação com o bolsonarismo terá vda difícil ano que vem, caso intencione ultrapassar seu reduzido nicho eleitoral.

Uma forte suspeita: se continuar assim, o comportamento estratégico dos agentes em disputa será o de esconder o apoio do passado ao presidente.

SOBRE O PAPEL DA GOVERNADORA NO PLEITO MUNICIPAL

A governadora Fátima Bezerra depende fundamentalmente da capacidade de transmitir um sentimento de normalidade ao eleitor. Ela é beneficiada politicamente pela crise fiscal que se instalou no RN e atingiu se ápice na gestão de Robinson Faria.

É uma situação parecida com o que aconteceu com Carlos Eduardo Alves quando sucedeu Micarla de Sousa. O eleitor entende que o cenário é complicado e acaba dando maior tempo para cobrar respostas.

Mas há prazo limite. Se a governadora conseguir pagar parte ou todo o passivo que tem com o servidor, entrará forte ano que vem como grande eleitora. Se em 2020 não existirem sinais ojetivos de que a normalização da máquina pública potiguar ocorre, seu papel será menor.

Cabe aguardar e conferir. Mas ficará registrado o que foi escrito aqui. Gostaria de ser cobrado ano que vem sobre as afirmações acima. Prognóstico é coisa séria.

Deixe uma resposta