Rafael Motta conhece modelos israelenses para uso da água e recebe comenda “Embaixador da Paz”

Rafael Motta conhece modelos israelenses para uso da água e recebe comenda “Embaixador da Paz”

Em missão oficial da Câmara dos Deputados em Israel, o deputado federal Rafael Motta (PSB) conheceu nesta segunda-feira (28) sistemas e tecnologias israelenses para convivência harmônica com a seca e combate à insegurança. Além disso, o parlamentar também participou de eventos diplomáticos e foi homenageado com a comenda “Embaixador da Paz” pelo governo de Israel. 

“Há alguns anos, Israel passou por uma seca severa, que durou cerca de sete anos e, praticamente, acabou com as suas principais fontes naturais de água, fato que fez o País investir em tecnologia e desenvolver sistemas de dessalinização de água. Até 2020, Israel planeja produzir 200 bilhões de galões de água por ano por meio de usinas de dessalinização”, afirmou o deputado federal.

 

Rafael Motta conheceu também a tecnologia e os sistemas israelenses para reciclagem e reuso de águas residuais para agricultura. Atualmente, o País é líder mundial nesse trabalho e trata 86% de seu esgoto doméstico para reutilizá-lo em plantações, o que garante cerca de 55% do total de água usado na agricultura. Para se ter uma ideia desse percentual, a segunda nação do mundo em reutilização de água é a Espanha, que consegue reciclar apenas 17% de seu esgoto.

“Conhecemos também os investimentos que Israel fez na área da segurança pública, em tecnologias voltadas à área, como o monitoramento das cidades por sistema de vigilância por câmeras”, afirmou o parlamentar, que tem sido um defensor nessa área e já destinou recursos para a construção de uma central de videomonitoramento na Grande Natal, como forma de usar melhor o efetivo policial. 

DIPLOMACIA

Além dos aspectos técnicos da visita a Israel, Rafael Motta também participou de uma cerimônia diplomática de troca de bandeiras, com representantes israelenses, quando foi homenageado com a entrega da comenda “Embaixador da Paz”. Em Israel, Rafael Motta foi recebido pelo ministro das Comunicações, Ayoob Kara; o diretor do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Mobi Ephraim, e o deputado federal israelense M. K. Robert Ilatov.

Deixe uma resposta