Semarh lança aviso de licitação para desassoreamento do Canal do Piató

Semarh lança aviso de licitação para desassoreamento do Canal do Piató
A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) publicou hoje (16) o aviso de concorrência pública para contratação das obras de desassoreamento do Canal do Piató, localizado em Assu. 

O edital de licitação será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), na próxima terça-feira (19), mas a partir de segunda-feira (18) estará disponível no sitio do Governo do Estado www.rn.gov.br/licitações ou na CPL da SEMARH das 8h às 12h e 14h às 16 horas. 

O projeto de desassoremanto foi elaborado pela própria secretaria e consiste na retirada de areia de pontos críticos, onde os levantamentos topográficos indicaram a necessidade de sua realização.
No período entre 2005 e 2009 , em virtude de fortes chuvas que caíram na região, o estrutura do canal foi prejudicada e  atualmente ele encontra-se obstruído. 
O Canal do Piató garante que a Lagoa do Piató, importante centro pesqueiro, possa receber continuamente água proveniente do Piranhas-Açu, em períodos de invernos normais, quando o leito do rio estiver num volume considerável.
De acordo com Ivan Júnior, Secretário Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, essa ação vai proporcionar à manutenção das atividades ligadas à pesca e à agricultura. “É uma garantia para as famílias que moram no entorno e sobrevivem dessas atividades”, frisa ele. 
Todo processo licitatório é coordenado pela Comissão Permanente de licitação (CPL) da Semarh. A abertura das propostas acontecerá no dia 24 de outubro, às 15h.

Deixe um Comentário