Semarh lança aviso de licitação para desassoreamento do Canal do Piató

Semarh lança aviso de licitação para desassoreamento do Canal do Piató

Semarh lança aviso de licitação para desassoreamento do Canal do Piató
A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) publicou hoje (16) o aviso de concorrência pública para contratação das obras de desassoreamento do Canal do Piató, localizado em Assu. 

O edital de licitação será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), na próxima terça-feira (19), mas a partir de segunda-feira (18) estará disponível no sitio do Governo do Estado www.rn.gov.br/licitações ou na CPL da SEMARH das 8h às 12h e 14h às 16 horas. 

O projeto de desassoremanto foi elaborado pela própria secretaria e consiste na retirada de areia de pontos críticos, onde os levantamentos topográficos indicaram a necessidade de sua realização.
No período entre 2005 e 2009 , em virtude de fortes chuvas que caíram na região, o estrutura do canal foi prejudicada e  atualmente ele encontra-se obstruído. 
O Canal do Piató garante que a Lagoa do Piató, importante centro pesqueiro, possa receber continuamente água proveniente do Piranhas-Açu, em períodos de invernos normais, quando o leito do rio estiver num volume considerável.
De acordo com Ivan Júnior, Secretário Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, essa ação vai proporcionar à manutenção das atividades ligadas à pesca e à agricultura. “É uma garantia para as famílias que moram no entorno e sobrevivem dessas atividades”, frisa ele. 
Todo processo licitatório é coordenado pela Comissão Permanente de licitação (CPL) da Semarh. A abertura das propostas acontecerá no dia 24 de outubro, às 15h.

Deixe uma resposta