30 de maio de 2023

Lula promove cúpula com presidentes da América do Sul em tentativa de reaproximação

Autor: Daniel Menezes

Do Metrópoles - Presidentes de praticamente todos os países da América do Sul se reúnem em Brasília, nesta terça-feira (30/5), para reunião de cúpula a convite de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Sem previsão de assinatura de tratados e com formato de “retiro”, a proposta do mandatário brasileiro é investir na diplomacia para retomar a cooperação entre nações sul-americanas.

Pelo menos 11 chefes de Estado, incluindo Lula, estão confirmados no evento. A exceção é a presidente do Peru, Dina Boluarte, que não pode se ausentar do país em razão do clima de instabilidade política que se instaurou desde a deposição do antigo mandatário, Pedro Castillo. Ela será representada pelo presidente do Conselho de Ministros peruano, Alberto Otárola.

Encontros bilaterais também estão em negociação e, conforme adiantou o portal, o mandatário brasileiro abriu a programação ao receber o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, nessa segunda-feira (29/5).

 

Sem previsão de assinatura de grandes acordos, os assuntos que devem permear os debates são uma espécie de relançamento da União de Nações Sul-americanas (Unasul); medidas de proteção da Amazônia e ações voltadas para o fortalecimento da integração e do poder de negociação do continente, em âmbito global.

Durante o dia, o evento contará com duas sessões no Palácio do Itamaraty. Pela manhã, os líderes estrangeiros serão recebidos pelo presidente Lula e, na sequência, farão discursos de abertura. Na parte da tarde, está prevista uma conversa mais informal, em formato reduzido, em que cada mandatário será acompanhado pelo respectivo chanceler e apenas um ou dois assessores.

À noite, os chefes de Estado e as delegações participarão de um jantar oferecido pelo presidente Lula e pela primeira-dama do país, Janja da Silva, no Palácio da Alvorada.

 

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.