29 de fevereiro de 2024

Mais de 1,2 mil crianças de Natal ficam sem vaga em creche após sorteio

Autor: Redação

Do Agora RN - A Prefeitura do Natal realizou nesta quarta-feira 28 o sorteio para definir quais crianças poderão ser matriculadas em creches da rede municipal de ensino para o ano de 2024. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, 1.208 crianças ficaram sem vaga.

 

Ao todo, 4.957 crianças foram inscritas para participarem do sorteio. Mas só foram disponibilizadas 3.749 vagas para quatro etapas de educação infantil: Berçários I e II e Níveis I e II, que abrange crianças de 6 meses até 3 anos e 11 meses e 29 dias de idade.

Neste ano, apenas novas inscrições foram aceitas. Os estudantes que já tinham vaga no ano passado já tiveram rematrícula garantida. Os pais e responsáveis tiveram 5 dias para se inscreverem no sorteio: entre 23 de fevereiro e 27 de fevereiro. O resultado foi publicado na internet nesta quarta-feira.

 

Para efetivar a matrícula dos estudantes sorteados, os pais ou responsáveis deverão se dirigir às respectivas unidades de ensino portando os documentos necessários no período de 28 de fevereiro a 1º de março. As aulas estão previstas para começar no dia 13 de março.

Em entrevista à TV Tropical, a secretária adjunta de Gestão Pedagógica, Naire Capistrano, afirmou que as crianças que ficaram na suplência poderão ser chamadas ao longo do ano, à medida que novas vagas forem surgindo. No ano passado, das 1.707 crianças que ficaram sem vagas no início do ano, mais de 300 foram chamadas.

“Atendemos a 75% da demanda. No decorrer do ano, a matrícula da educação infantil é contínua, pode acontecer a qualquer momento, desde que haja vaga. Continuamos trabalhando para isso (aumentar número de vagas). No ano passado, tivemos 1,7 mil crianças na lista de espera e conseguimos atender a mais de 300. Agora, a expectativa é que, com a lista menor, nós possamos atender a essas crianças no decorrer do ano”, afirmou a secretária.

 

Atualmente, Natal tem 74 centros municipais de educação infantil (CMEIs), que oferecem tanto vagas de educação infantil e também pré-escola. A partir do Nível III, não há necessidade de sorteio.

Naire Capistrano afirmou que um novo CMEI deverá ser inaugurado em breve em Natal, o que vai aumentar a oferta de vagas. “Temos perspectiva de entregar um CMEI no Guarapes, que está com 80% da obra concluída. Lá são 10 salas em turno parcial. Nós teremos, então, 20 turmas”, afirmou a secretária, sem dar prazo para conclusão da obra.

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.