Arquiteta teria pedido ajuda a Jair Renan para Bolsonaro receber empresários

Da Revista Isto É – A Polícia Federal teve acesso às trocas de mensagens entre a arquiteta Tânia Fernandes e Jair Renan Bolsonaro, filho do presidente Jair Bolsonaro (PL). Em um áudio enviado pelo WhatsApp, ela teria pedido ajuda ao filho 04, como é conhecido, para que o mandatário recebesse empresários no Palácio do Planalto. As informações são do O Globo.

Jair Renan é alvo de um inquérito da PF que investiga possíveis crimes de tráfico de influência e lavagem de dinheiro. Tanto que, no dia 7 de abril deste ano, ele prestou depoimento por cerca de três horas na sede da instituição, em Brasília (DF).

Na ocasião, o advogado Frederick Wassef, que representa o filho do presidente, afirmou que “todos os atos que estão sendo atribuídos e imputados ao senhor Renan Bolsonaro não são verdadeiros e que não usou a sua posição de filho do presidente da República para marcar reuniões, ajudar, auxiliar, de forma direta ou indireta, quem quer que seja, em nenhum ministério”.

Por outro lado, na gravação obtida pela PF, a arquiteta Tânia Fernandes falou no dia 17 de novembro de 2020 com um dos assessores da Presidência, Joel Novaes, a respeito de uma visita dos empresários John Thomazini e Wellington Leite, ambos do Espírito Santo, ao Palácio do Planalto. A reunião tinha como objetivo mostrar ao presidente o projeto de construção de unidades habitacionais com pedra de granito.

Na sequência, ela disse que a presença de Jair Renan facilitaria o apoio do mandatário para o projeto.

“Renan amado, eu falei com o Joel, eu vou apresentar o projeto do John quinta-feira de manhã, seu pai vai apresentar o projeto dele quinta-feira de manhã lá pros ministros e tudo mais, e à tarde fazer um passeio com ele e com o Wellington lá na Presidência para até pra tentar apresentar pro teu pai, entendeu? Para o seu pai recebê-los pra entender, enfim, trocar ali miúdos para o Exército, Aeronáutica, enfim, a Marinha abraçarem a causa para fazer a primeira vila já experimental, entendeu? E aí seria interessante você muito ir porque o seu acesso é mil vezes mais fácil do que o do Joel, né?”

Tânia tem contato com o filho 04 pois é a responsável pela reforma do escritório dele em Brasília e também desenvolve um projeto de parceiros comerciais de Jair Renan no Espírito Santo.

No dia 19 de novembro de 2020, o empresário Welligton Leite visitou o Palácio do Planalto e teve como destino o gabinete pessoal do Presidente da República.

Em 21 de março de 2021, Welligton publicou uma foto ao lado de Jair Bolsonaro para parabenizá-lo pelo seu aniversário.

O Globo tentou contato com o Palácio do Planalto, Wellington Leite, John Thomazini e Joel Fonseca, mas não obteve retorno.

O advogado Frederick Wassef informou que os empresários “solicitaram reunião como qualquer pessoa do povo pode e tem o direito de solicitar, por vias legais, via e-mail, tudo oficial”.

Ao ser questionada pelo O Globo, Tânia confirmou o pedido de ajuda, mas ressaltou que Jair Renan preferiu não se envolver e não intermediou nenhuma reunião com o governo federal.

Deixe um Comentário