A opinião deste blog sobre a estátua da Havan na entrada de Natal teve grande repercussão. Foi dito que a estátua da liberdade que a loja usa como peça de publicidade da loja descaracterizará a entrada de Natal pelo seu tamanho e por se sobrepor a outros símbolos da cidade.
A maioria que comentou nas redes sociais reprova a estátua por ser feia e por introduzir objeto privado na paisagem urbana do município. Uma minoria disse que a loja gera empregos e por isso pode fazer o que bem entender.
Pois bem, em 2018 a loja instalada em Brasília teve a estátua impedida de ser posicionada. Motivo: feria o plano diretor e o regramento de publicidade da cidade. Os próprios moradores reprovavam tamanha interferência publicitária na paisagem urbana.
A loja permaneceu lá, empregos foram gerados – que são muito importantes – e a estátua não fora colocada.
Estátua da Liberdade da rede Havan é barrada em Brasília
Do Metrópoles
Reprodução
A loja de departamentos Havan será inaugurada em Brasília no dia 3 de novembro, mas a instalação da réplica da Estátua da Liberdade, símbolo da rede catarinense, não foi autorizada pela Administração Regional do Setor de Indústria e Abastecimento (SIA). A empresa, no entanto, garante que a estrutura de 35 metros de altura será erguida.
A Havan solicitou uma licença para engenho publicitário à administração, mas a autorização foi negada porque o projeto ultrapassa os 12 metros previstos no Decreto nº 29.413/2008. A norma dispõe sobre o plano diretor de publicidade no Plano Piloto e nas regiões administrativas. De acordo com o órgão do GDF, a empresa apresentou recurso.
A administração enviou uma consulta ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) sobre a decisão, ainda que o lote onde funcionará a loja — no Trecho 14 do SIA — não esteja incluso na poligonal de tombamento. A entidade ainda não se pronunciou.
Moradores do DF discordam da instalação da estátua. “Fere completamente o tombamento de Brasília, pois é um monumento com uma altura considerável”, reclama Nabeel Musa Jadallah. “Vão esperar erguer para depois mandar que retirem?”, questiona Marcelo Vicente.
A empresa afirma não ter informação sobre o impedimento para a instalação da réplica e ressalta que o diretor de expansão, Nilton Hang, manteve o planejamento de contar com a estátua. A base do monumento já foi construída.
A Havan é conhecida por vender grande variedade de produtos, como peças de vestuário, aparelhos eletrônicos, objetos de decoração, entre outros. A rede tem 116 estabelecimentos físicos em 15 estados do Brasil, além da loja virtual.
Instalações
A Estátua da Liberdade de Nova York (EUA) tem 92,9 metros de altura e pesa mais de 24 mil toneladas. A estrutura inaugurada em 1886 foi um presente da França aos Estados Unidos. No Brasil, a Havan tem instalado réplicas nas unidades espalhadas pelo país.
Na vizinha Valparaíso (GO), a rede inaugurou uma loja com uma estátua de 35m de altura — tamanho padrão da rede. A maior está localizada no município de Barra Velha (SC), a 130 km de Florianópolis, com 57m, e a primeira foi inaugurada, em 1995, no estacionamento da loja de Brusque, com 25m, no estado catarinense.