Remexendo algumas notícias, vi que a primeira intenção de compra do governo federal de respiradores foi no dia 26 de Março de 2020. Vale lembrar que, desde janeiro, já existia amplo conhecimento de que o insumo era fundamental para o enfrentamento da pandemia.
Por isso, tentou centralizar tarde demais, quando os governadores, que já tinham reclamado da demora do governo federal em adquirir respiradores, e tomou bola fora.
Estados como o Maranhão, São Paulo e Rio Grande do Norte já haviam adquirido o produto. O governo federal confiscou para tentar centralizar a distribuição e acabou perdendo na justiça.
Quando um governo passa o dia brigando contra inimigos imaginários e espalhando notícias falsas, falta tempo para governar.
Vou postar os links para as noíticias nos comentários.
Estados e municípios cobram do Ministério da Saúde compra de respiradores, https://jc.ne10.uol.com.br/brasil/2020/03/5604003-estados-e-municipios-cobram-do-ministerio-da-saude-compra-de-respiradores.html?fbclid=IwAR3hHQNhvHMKHWeXqRYzI8RgT_IHCl7B4h2IQU64EOJzo-5WCyXQrumXKyo
Justiça determina entrega de respiradores do RN, http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/justia-a-determina-entrega-de-respiradores-ao-rn/478083?fbclid=IwAR0kb20_8k5SdATJp2EBIq7uZH_dT_t5LfqxOmM0dzL-5mzMZKxZo0v-q98