Por que Renan

POR QUE RENAN

As pessoas gostam de jogar suas frustrações e de se venderem como falsos sujeitos sem defeitos, ambições e interesses mesquinhos, utilizando a política como bode expiatório. A satisfação psicológica garante o lucro da operação ao custo da completa falta de realismo.

Dito isto, vale enfatizar também que a derrota de Renan no senado não será interessante para o país. Sim, ele não é santo. Mas e os demais são? Esta é a pergunta de ouro a ser respondida? Não acabamos de ver um presidente se eleger com o discurso anticorrupção e, em poucas semanas, aparecer com um filho envolvido até o talo com milícias? Deixemos o combate à corrupção para a justiça. Se há candidatos habilitados é porque eles não foram alcançados.

O que importa, meus caros, é que Renan faz política, tem capacidade de organização legislativa contra um executivo até agora caótico e poderia representar um contraponto às bancadas maluquetes que chegaram ao poder com a lorota do “novo”. Um marinheiro de primeira viagem não fará tal papel. Não tem experiência, história incorporada para tanto. O legislativo terminará menor do que entrou.

BOI DORMIR

Voto fechado é para o legislador e seu estado representado não virem a ser perseguidos pelo executivo, que controla a tinta da caneta.

Esse negócio de “transparência para o eleitor” é conversa de quem não tem voto e fica tentando usar a imprensa para ganhar no grito.

AUTO-ENGANO

Eu não entendo, às vezes. Estamos cercados de pessoas reais, com defeitos e tudo mais em todas as instâncias em que entramos na nossa vida. Aí olhamos para a política e ficamos falando em santidade.

SOBRE O VENCEDOR

Já puxaram a ficha do senador vencedor e ele tem vários processos: acusação de crime eleitoral, uso de documentos falsos, etc. No plano político, participou da operação para salvar o então senador Aécio Neves. Não falo isso em tom de denúncia ou de apelação moral. Político é o agente público mais vigiado da administração. Logicamente, receberá mais processos. Isto não quer dizer nada. Se perde nessa esparrela quem quer.

Deixe um Comentário