Pressão por reforma da previdência de deputados do RN é arapuca contra o governo estadual

Alguns deputados, federais e estaduais do RN, pressionaram nos últimos dias para que o governo estadual coloque em votação a reforma da previdência na assembleia legislativa. Trata-se de uma arapuca.

A reforma da previdência é, de fato, fundamental. O RN já conta com um rombo bilionário no quesito e, pela primeira vez na história, tem mais aposentados e pensionistas do que servidores na ativa. Não sairemos da crise sem ela.

A questão, no entanto, não é essa. Vale lembrar que esta mesma assembleia tem projetos adormecidos de pontos de parte da reforma da previdência desde o governo anterior. Quando chamada a se manifestar sobre eles, pressionou Robinson por cargos e emendas e, por fim, votou contra. Aconteceu isso, por exemplo, com a proposta de elevação da alíquota previdenciária.

O governo estadual tem no horizonte a aprovação da reforma da previdência federal com vinculação para os estados. É um caminho bem menos custoso, em que não enfrentará a acusação de romper com o discurso de campanha, não terá que negociar os anéis e, se brincar, até os dedos e ainda correr o risco de morrer na praia, recebendo um não dos parlamentares como resposta. Esperar pela reforma geral acaba sendo mais racional.

Deixe um Comentário