8 de novembro de 2022

Rodrigo Pacheco exalta segurança das urnas após auditoria do TCU

Autor: Redação

O Tempo – O presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD), exaltou nesta terça-feira (8) a segurança das urnas eletrônicas brasileiras em mais um processo eleitoral. Comentando resultados da auditoria feita pelo Tribunal de Contas da União (TCU), que mais uma vez não detectou falhas, ele exaltou a eficiência do processo.

“Mais uma vez, a eleição ocorreu dentro da normalidade, com o processo de auditoria das urnas eletrônicas e do processo eleitoral constatando a segurança e transparência das urnas, que são exemplos do Brasil”, afirmou Pacheco.

Ele lembrou que “as urnas possuem pelo menos 9 etapas de auditoria em todo o processo, sem nenhum registro de fraude em 19 eleições ao longo de 28 anos”.

“Entre as mais notáveis auditorias está o testes de integridade, na qual 641 urnas em todo o Brasil são sorteadas e é simulado uma eleição, com voluntários em um evento público. Os voluntários votam na urna e em cédulas de papel. No final, é feita a verificação dos resultados com os votos em papel. Tudo filmado”, disse.

Pacheco reforçou que, no segundo turno, 54 auditores do TCU fizeram a conferência dos 601 boletins de urn coletados. “Tudo ocorreu dentro da normalidade, demonstrando a segurança das urnas eletrônicas, que dão a garantia de que a vontade da população está refletida no resultado eleitoral”, disse Pacheco.

Nesta quarta-feira, técnicos das Forças Armadas também enviarão ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) os dados de uma auditoria feita pelos militares nas eleições deste ano.