16 de novembro de 2022

Sumiço de Bolsonaro é pra manter seus golpistas radicais nas ruas enquanto ele negocia no bastidor

Autor: Redação

Essas histórias publicadas pela imprensa de que o ainda presidente Jair Bolsonaro tem depressão estão sendo vazadas pela própria equipe dele. Só a ele interessa o silêncio que já vem desde que sua derrota fora anunciada, excetuando rápidas aparições.

O dado concreto é que, com ele recluso, forma se certa anomia e os cachorros loucos dele permanecem nas ruas, criando uma janela de oportunidade para ele e os seus negociarem.

Isto porque, se ele aparecer, terá inevitavelmente de falar da derrota. E aí surgem duas possibilidades:

1. Ele admite a derrota, desmobiliza os radicais e perde negociação. É justamente com a ameaça dos seus golpistas na rua que ele tem alguma ameaça geradora de barganha;

Ou 2. Não admite e rivaliza com as instituições sem o apoio pra fazer frente. E em janeiro ele se complicaria fora do cargo lotado de processos. Recluso ele pode deixar a confusão rolar e negociar no bastidor. É o que tem feito.

Bolsonaro tem duas pautas. Uma ele já conseguiu – salário extra do PL, mansão paga pelo partido e todos os custos dos seus processos com advogados. A segunda ele segue na pressão – obter anistia para os 54 processos hoje paralisados, mas que vão começar a andar a partir de janeiro de 2023.