21 de setembro de 2023

Prefeito de Apodi diz que vai vetar projeto que autorizava abate de animais e destinava carne para escolas e creches

Autor: Cecília Marinho

O prefeito de Apodi, Alan Silveira (MDB), anunciou nesta quarta-feira (20), pelas redes sociais, que vai vetar o projeto de lei aprovado na Câmara Municipal que autorizava a apreensão de animais que estejam circulando pelas ruas da cidade e, em último caso, até o abate deles.

Segundo o prefeito, um novo texto será construído, conciliando a demanda de entidades de proteção dos direitos dos animais.

“Dialogamos com o nosso corpo técnico e com o vereador Charton Rêgo. Foi decidido o veto integral do projeto de lei. O vereador, que é um autêntico defensor do bem estar animal em nosso município, junto com a Câmara, irá realizar audiências e dialogar com as entidades para apresentar a redação em comum acordo, de forma a deixar claro a todos a nossa mais singela intenção: cuidar dos animais e da saúde pública de Apodi”, afirmou o prefeito em uma publicação no “story” do Instagram.

De autoria do vereador Charton Rêgo (MDB), apoiador do prefeito, o projeto de lei estabelecia que animais abandonados na zona urbana de Apodi seriam levados por fiscais da prefeitura para a zona rural. Caso invadissem novamente a cidade, seriam apreendidos.

Ainda conforme a proposta, os proprietários teriam oito dias para recuperar o animal, pagando multa. No período em que estivesse de posse da prefeitura, o animal deveria ser alimentado e não poderia passar por nenhuma modalidade de maus-tratos.

O projeto estabelecia que, caso não fosse feita a retirada em oito dias, o animal passaria por uma avaliação. Se estivesse doente, seria abatido. Se estivesse saudável e fosse domesticável, seguiria para doação responsável por pessoas ou empresas habilitadas junto ao município.

Por fim, em caso de animal saudável e apropriado para consumo humano (como bois, galinhas e bodes), o animal seria abatido e a carne seguiria para escolas e creches do município.

O projeto recebeu a oposição de alguns movimentos de cuidados aos animais da cidade, e o parlamentar ainda foi sarcástico em comentários nas redes sociais. “No caso de um bode desse, eu adoraria levar para a minha panela”, completou.

Fonte: 98 FM 

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.