27 de setembro de 2023

Vacinas contra Covid são jogadas no lixo por engano em Natal; SMS abre sindicância sobre o caso

Autor: Redação

Vacinas foram parar em caixa de perfurocortantes - Foto: Reprodução

Da 98 fm - Frascos de vacina contra a Covid-19 foram jogados no lixo por engano em uma unidade básica de saúde de Natal nesta semana. A denúncia é dos próprios servidores.

De acordo com os servidores, as vacinas foram descartadas porque se pensava que elas estavam fora do prazo de validade. Inicialmente, a interpretação era de que o lote teria vencido em 21 de setembro, mas a validade, na verdade, era 2 de outubro.

O caso aconteceu na UBS Soledade I, que fica no bairro Potengi, na Zona Norte da cidade. Pelas imagens, é possível observar que as vacinas eram da marca Pfizer.

Ao perceberem que teriam jogado fora as vacinas erradas, servidores violaram uma caixa de perfurocortantes – onde estavam também seringas e agulhas usadas – e ainda cogitaram reaproveitar os frascos, mas depois jogaram as vacinas fora definitivamente por orientação da direção do distrito sanitário, já que as ampolas tiveram contato com objetos possivelmente infectados.

À 98 FM, o Sindicato dos Servidores da Saúde do Rio Grande do Norte (Sindsaúde-RN) disse que os funcionários da UBS fizeram o resgate das vacinas no lixo por entenderem que essa era uma orientação do distrito sanitário. Depois, reconheceram que houve falha na comunicação e que a orientação foi apenas conferir se os frascos jogados foram eram os que realmente ainda estavam válidos.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS) disse que, após tomar conhecimento sobre o ocorrido, iniciou um processo de sindicância sobre o caso. Um relatório será produzido com o detalhamento do que ocorreu. A pasta não tem a informação de quantos frascos foram perdidos. Acrescentou que, após concluir a apuração, vai informar sobre as decisões tomadas.

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.