4 de outubro de 2023

Paralisação dos professores de Natal é mantida após reunião entre Sinte e Prefeitura terminar sem acordo

Autor: Redação

Reunião entre dirigentes do Sinte-RN e representantes da Prefeitura do Natal ocorreu nesta quarta-feira (4) - Foto: Alex Régis / Prefeitura do Natal

Da 98fm - Terminou sem acordo uma reunião nesta quarta-feira (4) entre dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Rio Grande do Norte (Sinte-RN) e representantes da Prefeitura do Natal.

A categoria iniciou paralisação de uma semana nesta quarta-feira (4) em protesto contra um projeto de lei enviado à Câmara Municipal pela prefeitura que altera o plano de carreiras da classe.

Durante a reunião, o Sinte-RN afirmou que poderia suspender a paralisação dos professores desde que a Prefeitura do Natal instale uma mesa permanente de negociação e retire da Câmara Municipal o projeto.

Já a secretária Cristina Diniz (Educação) pediu ao sindicato que aguardasse a volta do prefeito Álvaro Dias (Republicanos) de viagem para que uma nova reunião fosse marcada para discutir o projeto. O gestor deve retornar nesta quinta (5), e a conversa pode ocorrer só no início da próxima semana.

O sindicato não concordou com a proposta e informou que a paralisação está mantida.

Após o encontro, o secretário-chefe do Gabinete civil, Joham Xavier, afirmou que o pleito dos educadores será avaliado. “A Prefeitura de Natal sempre está aberta ao diálogo com todas as categorias. Recebemos e vamos analisar as demandas apresentadas e seguiremos conversando com a categoria”, destacou Joham Xavier.

“Queremos dialogar e agir pelo melhor para a Educação de Natal, sempre”, afirmou a secretária Cristina Diniz, acrescentando que, após o encontro com o Sinte-RN, as ponderações do sindicato serão avaliadas.

Mais cedo, em nota, a Secretaria Municipal de Educação (SME) se disse “perplexa” com a greve dos educadores e apelou ao bom senso da categoria.

Paralisação aprovada

A paralisação anunciada pelo Sinte-RN ocorre em protesto contra alguns pontos do Projeto de Lei Complementar nº 19, de 2023. Enviada à Câmara Municipal pelo prefeito Álvaro Dias (Republicanos) com pedido de tramitação em regime de urgência, a proposta cria um novo plano de carreira para os profissionais da educação de Natal.

Além da paralisação de uma semana, os professores aprovaram em assembleia uma série de mobilizações e protestos.

Entre elas, estão idas à Câmara Municipal para conversar com vereadores sobre o projeto de lei complementar. Além disso, na quinta (5), um protesto está marcado para a frente da Prefeitura do Natal.

Já no dia 10, uma audiência pública proposta pelos vereadores Daniel Valença (PT) e Professor Robério Paulino (PSOL) vai discutir o assunto na Câmara Municipal, também com a presença dos professores.

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.