16 de outubro de 2023

Em visita ao RN, ministro diz que duplicação da Reta Tabajara será concluída no 1º semestre de 2024

Autor: Daniel Menezes

Da 98fm - O ministro dos Transportes, Renan Filho, afirmou nesta segunda-feira (16) que a obra de duplicação da Reta Tabajara será concluída no 1º semestre de 2024. O anúncio foi feito durante visita ao Rio Grande do Norte junto com o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, para lançamento das obras do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-3).

A Reta Tabajara é um trecho de 17 quilômetros da BR-304 dentro do município de Macaíba, e que representa a principal ligação rodoviária entre Natal e o interior do Rio Grande do Norte. A obra de duplicação é executada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) – que não confirmou exatamente quantos quilômetros faltam para o projeto ser concluído.

“Nós vamos colocar fim à Reta Tabajara, terminar essa obra que começou em 2014. Agora no final do ano, vamos entregar boa parte da pista revitalizada, viadutos também funcionando. Vão ficar apenas três viadutos para o primeiro semestre do ano que vem, o trecho urbano da cidade de Macaíba e algumas vias marginais para a gente terminar em 2024. A obra andou muito neste ano”, afirmou o ministro.

Junto com a governadora Fátima Bezerra (PT) e demais autoridades potiguares, Renan Filho e Rui Costa visitaram o canteiro de obras da Reta Tabajara.

Duplicação da BR-304

Durante a visita ao RN, os ministros enfatizaram, ainda, que a duplicação da BR-304 como um todo está incluída no PAC-3.

Em setembro, o DNIT contratou uma empresa para elaborar o projeto da obra. A RTA Engenheiros Construtores Ltda. venceu a licitação e já recebeu ordem de serviço para começar a realizar os estudos e projetos básicos e executivos para a realização dos serviços. Nessa etapa, o custo será de R$ 15,5 milhões. A previsão é de que os estudos fiquem prontos em até 1 ano, quando espera-se iniciar a obra.

Os projetos e a obra serão realizados em duas etapas. O primeiro lote começa na divisa do Rio Grande do Norte com o Ceará e segue até a altura do município de Angicos. Já o segundo sai de Angicos e termina na Reta Tabajara, em Macaíba, no entroncamento que dá acesso à BR-226. Ao todo, são 289 quilômetros de rodovia que serão duplicados.

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.