20 de abril de 2024

O que é a base da nova fase do twitter files

Autor: Daniel Menezes

A empresa X de Elon Musk (antigo twitter) abriu para um grupo de deputados republicanos dos EUA de extrema direita os processos sigilosos liderados pelo ministro Alexandre de Moraes sobre perfis bloqueados nas redes sociais.

O fato. Trata-se de uma série de ações criminosas porque golpistas de personalidades da extrema direita - uso do twitter para ameaçar de morte ministros, organizar ações de golpe e tentar jogar a população contra as instituições democráticas. Na prática, ficou claro porque Allan dos Santos, Rodrigo Constantino e outros tiveram seus perfis retirados do ar.

O delírio: na rede bolsonarista, no entanto, circulam apenas os ofícios de efetivação de sentença, sem as razões criminosas, dando a impressão de que o bloqueio das contas é gratuito e absurdo.

Além disso, trechos são pinçados e descontextualizados para embalar a imaginação conspiratória a respeito de uma suposta ditadura em processo de instalação no Brasil.

Trata-se da mesma tática de sempre, a usada contra vacinas, urnas eletrônicas, etc - criação de falsos dossiês, com documentos carentes de conteúdo que mostre irregularidade, muita notícia falsa e todo o pacote conhecido.

Só que, como estamos diante do bolsoverso, um mundo apartado da realidade, esse delírio coletivo servirá para embalar os próximos protestos bolsonaristas em busca de anistia para o seu líder e demais golpistas.

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.