17 de outubro de 2022

Debate presidencial da Band foi 1 x 1

Autor: Redação

Com um formato novo em que cada um tinha 15 minutos para administrar, o debate da Band produzido hoje foi bem diferente. Foram três blocos – o primeiro e o terceiro de tema livre e confronto direto. O segundo foi feito a partir de perguntas de jornalistas.

Lula esteve melhor no primeiro bloco quando o tema preponderante foi a pandemia, compra de vacina etc. O presidente Jair Bolsonaro ficou bem na defensiva com Lula mais desenvolto. Bolsonaro deu uma grande bola fora ao dizer que Lula era amigo de traficantes e por isso fez passeata no complexo do alemão no Rio de Janeiro. Lula aproveitou e colou no seu oponente a ideia de que ele chama o pobre que mora na favela de bandido.

No segundo bloco o debate ficou morno. Os jornalistas fizeram perguntas amenas e cada um falou algo a respeito.

No terceiro a coisa esquentou novamente, com Bolsonaro colocando Lula na defensiva ao falar do petrolão. Bolsonaro trouxe todo o arsenal de fake news de whatsapp – fechamento de igreja, comunismo, foro de São Paulo etc. Lula administrou mal seu tempo e Bolsonaro ficou com 5 minutos para falar no término do bloco. A sorte dele foi que ele ganhou um minuto de resposta e conseguiu responder algumas questões.

Minha opinião – o placar foi 1 x 1. Não acredito que tenha ocorrido um vencedor.

Amanhã cada lado vai fazer os seus cortes e dizer que venceu a disputa. Sem efeito concreto na alteração das pesquisas.