23 de dezembro de 2022

O Governo do Estado precisa elevar os salários de secretários, diretores e cargos em comissão; um diretor não pode ganhar apenas 6 mil por mês

Autor: Redação

A opinião talvez seja impopular. Mas basta um simples escrutínio sobre o assunto para demonstrar que este blogueiro tem razão.

O governo do RN não pode pagar pouco mais do que 6 mil reais líquidos a um diretor do IDEMA ou do Detran e pouco mais de 5 mil a um secretário adjunto ou, mesmo a depender da situação, a um secretário geral de uma pasta.

Quem conhece o mínimo de administração pública sabe que quem lidera uma área do governo trabalha bastante e precisa ser alguém altamente qualificado. Com tais vencimentos, nem a remuneração é justa e muito menos o Estado tem a condição de convencer os quadros a atuar na gestão do estado.

Veja os vencimentos abaixo para não restar dúvida. Um secretário ganhando pouco mais de 5 mil reais e diretores com salários acima de 6 mil.

Ps. Uma atualização no plano de cargos e salários do Estado teria impacto orçamentário pífio, já que o RN historicamente tem a menor folha de cargo em comissão do Brasil. Apenas 1% da folha é para pagar comissionado. A situação é tão defasada que Natal e até São Gonçalo têm planos melhores para os seus indicados.

Segue: