26 de dezembro de 2022

Apenas 0,9% da folha do Estado é comprometida com o pagamento de cargos comissionados

Autor: Redação

O blog obteve um dado significativo de uma fonte sobre o quanto os salários dos comissionados do governo do RN se encontram defasados.

Em 2019, a folha salarial dos comissionados representava 1,9% da folha geral do governo do RN. Com os aumentos concedidos nos últimos anos aos servidores, a porcentagem já extremamente baixa ficou ainda menor. Hoje os cargos em comissão representam 0,9%. Historicamente, o RN tem a menor gasto com indicados entre todos os estados do país.

Conforme o blog publicou, com o congelamento do salário dos cargos em comissão, um diretor do Detran ou do Idema ganha pouco mais do que 6 mil reais líquidos (leia aqui).

PS. Para quem não conhece o funcionamento da administração pública, acha que gasto com comissionados é desperdício, mas não funciona assim. Os servidores atuam nas atividades burocráticas e de serviços públicos. Só que são os comissionados que carregam toda a gestão e concepção da máquina, das políticas e dos projetos. Sem profissionais capacitados e reconhecidos, o Estado desacelera. E pela pequena parcela que representam, tal elevação salarial gerará incremento pífio na folha.