18 de janeiro de 2023
Ampla defesa é vacina contra vitimização de Bolsonaro
Autor: RedaçãoColunistas da imprensa nacional publicaram menções anônimas de ministros do STF, alegando que, ainda que exista farto conjunto de provas de que Jair Bolsonaro insuflou atos golpistas – para não entrar em todo o resto que fez como chefe do executivo -, inclusive com terroristas reproduzindo diretamente as falas do ex-presidente, falar em prisão agora de Jair Bolsonaro é criar um mártir da direita. A curto prazo, o caminho é tornar Bolsonaro inelegível. Eles têm razão.
Como disse, as provas são fartas, mas um pedido de prisão contra o “mito”, como é chamado por radicais, geraria sua vitimização perante os 30% da população que o apoia. É preciso lhe conceder ampla defesa e o devido processo legal, algo inclusive que foi negado ao hoje presidente Lula até sua prisão. A sociedade tem de ser convencida exatamente a respeito do que Jair Bolsonaro fez.
Além disso, a fritura natural em curso também atuaria. Por exemplo, o sigilo sobre seus gastos no cartão corporativo e já demonstram gastos de 75 milhões, um recorde entre todos os presidentes. Bolsonaro empregou recursos públicos em viagens de férias e motociatas. Outros sigilos irão cair com a consequente desconstrução de sua imagem.