18 de janeiro de 2023

Bolsonaristas não têm moral para falar a respeito da atualização da tabela do imposto de renda; Haddad deve explicar a situação e evitar falsa narrativa

Autor: Redação

Novo PRESENTE para brasileiros que declaram o Imposto de Renda - Notícias  Concursos

A tabela do imposto de renda não será atualizada em 2023. Congelada desde 2015, passou por Michel Temer e por Jair Bolsonaro e nunca foi refeita, apesar das promessas dos dois. O próprio Jair Bolsonaro poderia fazer em 2022 para valer a partir de 2023 e não fez. Ele sabia disto durante a campanha.

Lula ficou de atualizar para isentar quem ganha até 5 mil reais. Com a atualização salarial, hoje quem ganha 1,5 salário mínimo será alcançado pela receita.

O ministro da economia Fernando Haddad alegou que a mudança ficará para o ano que vem. Lula deve cumprir, portanto, a promessa em seu mandato. A forte perda de receita seria compensada pelo incremento de arrecadação com a tributação de lucros e dividendos gerada por uma reforma tributária.

PS. Hoje não há espaço fiscal para realizar a promessa no primeiro ano. É fato. Jair Bolsonaro passou uma condição fiscal de terra arrasada. E o governo pode cumprir a promessa ano que vem com a reforma tributária e isto deve ser explicado. Agora, falar que não há legalidade para fazer em 2023 é fake news. Não há como tergiversar diante disto.