6 de abril de 2023

A cada tragédia a extrema direita prefere a volta da barbárie social

Autor: Redação

Por Thiago Medeiros

Toda tragédia nos comeve e também é capaz de provocar revoltas. Porém é importante observar que existem reações e reações, principalmente no campo da política e também da opinião pública. Observemos que praticamente todos os índices trazidos pela democracia em cada país onde ela se faz presente são de melhoras, falo inclusive no campo da segurança pública (Leia o Livro “O novo iluminismo” de Steven Pinker).

Porém em momentos de comoção social como na tragédia acontecida em Blumenau (SC) sempre aparece alguém da extrema direita para propor soluções simplistas e amplificar o discurso de ódio, discurso este que vem mudando parte de uma sociedade. Intolerência, se armar, viram as palavras da moda, entram as narrativas cheias de se…. se tivesse isso, se tivesse aquilo…. Mas nenhum deles ousam ir a fundo na questão, talvez até mesmo porque encontraram pedaços seus (do extremismo da direita) nos atos (não quero afirmar, mas questiono sempre soluções simplistas).

O iluminismo trouxe a racionalidade para nossas decisões enquanto sociedade, antes quando a barbárie imperava e nossa sociedade vivia tempos ruins, o homem se movia por suas emoções. Portanto, precisamos refletir e claro melhorar nos políticas de segurança, mas cuidado com aqueles que sugerem a volta da barbárie, ele não fez bem a sociedade.