9 de abril de 2023
Lula 3 é mais transparente que Bolsonaro mas Codevasf continua OPACA
Autor: RedaçãoPor Thiago Medeiros
Segundo Fábio Zani, no Painel da Folha de São Paulo neste domingo (09) mostra que apesar de ainda deixar pedidos sem respostas ou negá-los o governo Lula (PT) tem sido mais transparente que o de Jair Bolsonaro (PL) no atendimento à Lei de Acesso à Informação. Segundo painel da Controladoria-Geral da União, a gestão anterior recebeu 507.337 pedidos, concedeu acesso a 66,79%, negou 7,4% e descartou 12,14% por supostas falhas. Na atual gestão, o índice de acesso subiu para 73,95%. As negativas foram 7,68% e em 4,29% dos casos os pedidos foram desqualificados.
Porém a Codevasf lidera o ranking de omissões. Demandada 60 vezes em 2023, não respondeu em oito ocasiões. Transformadaem centro de suspeitas de corrupções, a estatal segue sob comando do centrão. Durante o governo Bolsonaro a Codevasf foi o centro que recebeu mais verbas do orçamento secreto, e fazia parte do Ministério de Integração e Desenvolvimento Regional (MDR) liderado boa parte pelo então senador Rogério Marinho (PL).
Do blog: Deixar a Codevasf na mão do centrão e não promover uma maior transparência na estatal é um erro do governo Lula. Esse desgaste político é necessário para impedir surpresas desagradáveis durante seu governo.