17 de abril de 2023

Álvaro Dias, o historiador e sociólogo

Autor: Redação

O prefeito Álvaro Dias lançou recentemente um estudo histórico sobre a guerra dos tamoios, uma disputa entre indígenas, portugueses e franceses no século XVI aonde hoje é o estado do Rio de Janeiro. O livro conta em suas referências com dezenas de calhamaços de história, documentos sobre a formação do Brasil dos primeiros jesuítas que aqui estiveram e obras de sociólogos e ensaístas do pensamento social brasileiro.

Eu sou da área e digo sem medo de errar – são necessários anos e mais anos de estudo e leitura para incorporar a literatura citada. Se está toda citada e o prefeito assina a obra, não há razão para duvidar.

É surpreendente que o prefeito, que durante a pandemia de covid expeliu a frase “se funciona in vitro, funciona em vivos”, para defender remédio de verme para matar vírus, revele tamanha erudição já praticamente na terceira idade e a respeito de um tema tão distante de sua formação e do seu estado. Aliás, formação de médico que serviu para advogar em favor de ivermectina e cloroquina contra o coronavírus, apesar dos alertas da ciência.

Ultimamente, Álvaro Dias revelou o desejo de integrar a academia norteriograndense de letras. Desde então, já foram dois livros publicados.