20 de abril de 2023

Governo agora age para ter maioria e controle da CPMI

Autor: Redação

Com o novo elemento do General Gonçalves Dias, o Governo precisa mudar a estratégia e uma vez embarcando na CPMI, precisa ter maioria e controle da mesma.

Todos sabemos que uma CPI é um grande jogo político, que tem sua serventia, porém pode não esclarecer a verdade, porém expor uma narrativa vencedora. Para evitar que a oposição vença no debate político o governo vai colocar o que tem de melhor em jogo, quem vai amar toda essa “bagunça” é o centrão que deve vir mais pra cima do governo para negociar.

Importante olhar para a camada comunicação. Numa CPI ela é um elemento essencial, para criar a narrativa vencedora. Muitos falam que o governo está no sec 20 e a oposição no sec 21, quando o assunto é rede social e lacração, mas agora é a hora da base governista evoluir.

Próximos passos:

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), vai ler o pedido de CPMI da oposição caso ela preencha todos os requisitos. A sessão do Congresso está marcada para a próxima quarta-feira (26).

Deputados aliados avaliam que o governo sairá muito mais desgastado, sobretudo em um período em que se esperam votações prioritárias para o governo, como o projeto do novo arcabouço fiscal e a reforma tributária.

Centrão foi acionado para retirada de assinaturas. Apesar da mudança no discurso, interlocutores do presidente Lula (PT) pediram para parlamentares retirarem as assinaturas do requerimento da CPMI e acionaram os líderes de bancadas, inclusive do Centrão, para articular isso.