21 de abril de 2023

Ação e Reação: Paulinho Freire e Álvaro Dias

Autor: Redação

É perceptível que o Deputado Paulinho Freire (União Brasil) se animou após a vitória no pleito de 2022 e vislumbra sentar em 2025 no Palácio Felipe Camarão, sendo assim o sucessor de Álvaro Dias.

Paulinho é bem articulado e enxergou uma oportunidade no vácuo até o momento de lideranças próximas ao Prefeito da capital, que embora não goze mais de altas de aprovação, mas tem o poder da caneta.

No jogo do xadrez político é esperado que ao ver esse movimento de articulação, a pressão da Câmara de Vereadores ao nome de Paulinho, Álvaro Dias crie saídas viáveis para não ser emparedado pelo projeto do deputado federal. E aí que reside chances reais para outros nomes, como por exemplo do ex-Deputado Rafael Motta (PSB), que segundo fontes já sentou mais de uma vez com o prefeito, mas sem avanços.

Explico esse possível movimento de Álvaro. Se o projeto de Paulinho, que não tem muito apoio popular, mas conquistas bases importantes de articulação política e da sociedade civil, Álvaro pode ver seu poder de negociação de apoio fragilizado e claro que para Álvaro o que mais importa é uma boa negociação para 2026. Logo o prefeito deseja que mais atores disputem no campo, e para isso pode usar várias estratégias indicadas por Sun Tzu.

Só digo uma coisa: o homem tem ego forte. E um homem de grande ego pode ser o necessário para dividir um grande exército.

Anotem.