21 de abril de 2023

Sem jogo: TJD determina que clássico ABC x América-RN não seja remarcado

Autor: Redação

O Tribunal de Justiça Desportiva determinou que o clássico ABC x América-RN – que seria realizado na noite desta quinta-feira – não seja remarcado. A decisão foi publicada nesta sexta-feira, atendendo a ofício do presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futebol, José Vanildo da Silva.

Determino liminarmente que não haja a remarcação para nova data da partida entre ABC e América, válida pela última rodada da segunda fase do Campeonato Potiguar 2023, até que haja uma decisão definitiva por parte do Pleno deste TJD sobre o pedido de cancelamento”, diz o documento assinado pelo presidente do TJD, Murilo Mariz de Faria Neto.

A partida válida pela sexta rodada da segunda fase do Campeonato Potiguar não chegou a ser iniciada por conta de problema em uma das torres de iluminação do Estádio Frasqueirão. O árbitro Zandick Gondim Alves Júnior chegou a esperar por quase duas horas por uma solução, o que não aconteceu.

No ofício enviado ao TJD, a FNF justificou a inviabilidade de adiar o confronto para esta sexta-feira, tendo em vista que o ABC tem jogo marcado para domingo, contra o Vitória, pela Série B do Campeonato Brasileiro. De acordo com o Regulamento Geral das Competições, “não seria observada a determinação de distância mínima de 66 horas entre uma partida e outra”.

Destacou ainda que “não há data disponível para realização de nova partida, uma vez que ABC e América possuem jogos agendados referentes aos campeonatos nacionais que disputam”, e frisou também situação precedente do jogo entre Brasil e Argentina, pelas Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo do Catar 2022, em que houve cancelamento da partida sem a necessidade de remarcação “ante a ausência de impacto para o resultado final da classificação”.

A FNF pediu ao TJD “que determine o cancelamento da partida, sendo mantida a tabela de classificação e de pontos atualmente existente, e mantida a continuidade do Campeonato Potiguar, com a realização das partidas de ida e volta das finais já aprazadas”.

Na decisão, o presidente do TJD, Murilo Mariz de Faria Neto, lembrou que ABC e América estão classificados para a final do campeonato, e que o resultado da partida prevista para quinta-feira não teria interferência na classificação final dos clubes.

ABC e América terão dois dias para se manifestarem sobre o cancelamento. O Pleno do TJD deverá agendar sessão urgente para o julgamento do caso.

“Em relação à aplicação de eventuais penalidades ao clube responsável pelo mando de campo (o ABC), entendo que deva ser distribuída a uma das Comissões Disciplinares e objeto de denúncia específica a ser apresentada pela procuradoria vinculada à respectiva CD, limitando-se o Tribunal Pleno a analisar a viabilidade ou não de cancelamento da partida e suas consequências para a continuidade da competição”, expõe a decisão do presidente do TJD.

Fonte: G1RN