25 de abril de 2023

Quando começou o inferno astral do LAIS/UFRN

Autor: Redação

O inferno astral do LAIS/UFRN começou quando enfraqueceu negacionismo bolsonarista na pandemia. Mas o ódio de parte dos políticos/imprensa veio mesmo quando estudou os dados da saúde de prefeituras do RN, apontando a corrupção do orçamento secreto por aqui. Os estudos são batom na cueca.

Denúncias sobre o uso de diárias irregulares, o que os docentes da base contestam e estão em processo de defesa, eclipsaram um esquema de parlamentares e prefeitos.

Um foco da base é estudar sistema de informação em saúde e, ao fazerem isso em prefeituras do RN, acertaram em gente graúda num momento de grande polarização política.

Os relatórios sobre o assunto somam mais de 300 páginas, demonstrando o modo como emendas de parlamentares adubaram procedimentos fantasmas.
Era a a intenção do Lais? Não. Só que eles acharam inconsistência de dados em cidades que fizeram diversos exames por habitante em menos de um ano.

Os dados não receberam a devida repercussão, já que não ocorreu pressão sobre os envolvidos. Era época de eleição e o bolsonarismo tomou conta da opinião publicada local. Tanto que poucos portais publicaram.

Segue uma das matérias.

Orçamento secreto: municípios do RN fizeram até 228 exames médicos para cada habitante em um ano, aponta MPF

Orçamento secreto: municípios do RN fizeram até 228 exames médicos para cada habitante em um ano, aponta MPF