27 de abril de 2023

Centro Sócio Pastoral Nossa Senhora da Conceição de Mãe Luiza comemora 40 anos

Autor: Redação

O Centro Sócio Pastoral Nossa Senhora da Conceição de Mãe Luiza completará 40 anos em maio de 2023. Para celebrar a data, o Centro realizará no 3 de maio uma coletiva de imprensa, às 9h, na Escola de Música de Mãe Luiza. O objetivo é divulgar a programação das bodas de rubi. Em seguida, haverá uma visita guiada à obra desenvolvida ao longo desses 40 anos no bairro.

Entre as festividades estão, o lançamento do Concurso de Arquitetura “Comunidades Vivas” e o lançamento do livro “Mãe Luiza Construindo Otimismo” com a presença de Paulo Lins, renomado autor de Cidade de Deus para a noite de autógrafos.

O CENTRO

O Centro Sócio-pastoral Nossa Senhora da Conceição foi fundado em 08 de dezembro de 1983, no bairro de Mãe Luiza, pelo padre Sabino Gentili juntamente com pessoas da comunidade como uma organização filantrópica, com sede no prédio da capela católica de mesmo nome. O Centro Sócio-pastoral é uma associação sem fins econômicos, um espaço democrático e aglutinador, onde os anseios e problemas da comunidade têm espaço aberto para o debate e possíveis encaminhamentos de solução.

Criado para ser uma base institucional por onde a Igreja Católica participa da vida da comunidade, suas conquistas e lutas, o Centro teve a rara possibilidade, dada a sua rede de amigos e apoiadores, dentre os quais a “Fundação Ameropa”, a “Associação suíça de Amigos de Mãe Luiza” e a “Paróquia de Penzberg” na Alemanha, de materializar algumas respostas aos problemas percebidos pela própria comunidade como os mais graves. O diagnóstico desses problemas e das ideias de como enfrentá-los sempre foi feito através de seminários comunitários.

São muitas as atividades desenvolvidas pelo Centro Sócio-pastoral em Mãe Luiza. No decorrer das suas quase quatro décadas de existência, várias demandas trazidas pela comunidade se transformaram em ações concretas. Esse itinerário permitiu ao Centro perceber que havia construído junto com a comunidade um novo modelo de inclusão social. Esse modelo, construído de forma participativa, está fundamentado num conceito de desenvolvimento integral das pessoas e da comunidade, que permitiu que as lutas do povo confluíssem para conquistas coletivas materializadas em equipamentos sociais habitados por políticas públicas cidadãs e inclusivas.

Atualmente, sob a direção de Padre Robério Camilo e Ion de Andrade, o Centro emprega cerca de 60 funcionários, em sua maioria do próprio bairro de Mãe Luiza, distribuídos entre suas seis atividades principais:1) Escola Espaço Livre; 2) Casa Crescer; 3) Instituição de Longa Permanência para Idosos Espaço Solidário; 4) Ginásio Poliesportivo Arena do Morro; 5) Escola de Música de Mãe Luiza 6) Espaço TransformAção. Essas atividades atendem cerca de mil usuários da comunidade de forma diária, além de outras ações esporádicas e rotativas desenvolvidas em parceria com outras instituições como UFRN, IFRN, Senac, Sebrae, SAR, SESI, SESC, dentre outras que ampliam esse público.