2 de maio de 2023
PL das Fakes News: Lira inclui votação e projeto na pauta da Câmara
Autor: RedaçãoA votação na Câmara dos Deputados do projeto de lei das fake news (PL 2.630 de 2020) podia ser adiada, mas Lira decidiu avançar com a votação, mesmo em cenário de incertezas.
Na semana passada, os deputados aprovaram o requerimento de urgência do projeto. Com a medida, a proposta pode ser votada diretamente em plenário sem passar pelas comissões temáticas.
O relator do texto, deputado Orlando Silva (PC do B-SP), o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e líderes partidários decidiram em reunião nesta 3ª feira que vão pautar o texto. Porém segundo o relator, a decisão final ficará para o fim da tarde, quando o presidente da casa vai dar o veredito.
“Houve uma consulta aos partidos. A maioria dos partidos presentes sinalizou uma posição favorável a votar hoje, mas ainda vou ter conversas. Até o final da tarde, o presidente Arthur Lira (PP-AL) vai consolidar uma posição para decidir se vota no dia de hoje”, disse Silva. A sessão do Plenário está marcada para as 18h.
Mais cedo, Lira se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para discutir as articulações políticas e o projeto das fake news. Lula disse que não interferirá nas discussões da proposta.
Para o governo, será uma grande prova de fogo, principalmente depois da ofensiva das big techs e também da bancada evangélica no congresso. A batalha da narrativa começou a ser perdida e a opinião pública fui bastante influenciada com grande divulgação que o PL seria uma "censura".
[0] Comentários | Deixe seu comentário.