3 de maio de 2023

Petrobras quer diversificar investimento em renováveis junto com parceiros, diz Tolmasquim

Autor: Redação

HOUSTON, TX – No que depender do novo diretor de Transição Energética da Petrobras, Maurício Tolmasquim, o plano da companhia para reduzir sua pegada de carbono nos próximos anos envolve diversificar o investimento em renováveis, além da eólica offshore, e buscar parcerias com outras empresas.

“Sem dúvida a gente tende a diversificar o portfólio de renováveis e não ficar apenas na eólica offshore”, disse Tolmasquim à epbr, em sua primeira entrevista após assumir a pasta, durante a Offshore Technology Conference (OTC), em Houston, TX. Temos aí tecnologias onshore, a questão do hidrogênio, CCUS também é forte candidata. Então a ideia é diversificar essas fontes na área de baixo carbono.”

Segundo ele, esses novos projetos devem ser em parceria com outras empresas, para dividir investimento, risco e trocar conhecimento.

“A nossa ideia é fazer projetos prioritariamente em parceria com outras empresas”, explica. “A gente acha que fazer junto tem várias vantagens. A primeira é que você divide o CAPEX. Depois, você compartilha conhecimento. Você reparte risco. Então, há uma série de vantagens em fazer isso.”

Tolmasquim ressaltou que a revisão do plano estratégico da Petrobras para o período de 2024-2028 ainda está em análise e vai ser concluído no fim deste ano. Mas adiantou à epbr as tendências e os caminhos que estão sendo discutidos pela companhia para a descarbonização de suas atividades.

Entre as fontes que devem ser alvo da empresa está o hidrogênio, disse o executivo.

“Eu acho que tem estrutura para implementar tanto o hidrogênio azul, aquele produzido com gás natural, quanto o hidrogênio verde. As duas vias estão sendo exploradas pela Petrobras. Há hoje o hidrogênio, verde ou azul, ainda não é comercialmente viável, mas a tendência é ficar.”

Tolmasquim coordena as atividades de descarbonização, mudanças climáticas, novas tecnologias e sustentabilidade, além das atividades comerciais de gás natural.

No fim de março, Maurício Tolmasquim assumiu como gerente executivo de Estratégia da Petrobras, área responsável por elaborar os planos plurianuais de investimento e planejamento de longo prazo da companhia. Ele tem participado ativamente dos debates sobre transição energética.

Mestre em Engenharia de Planejamento Energético pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Maurício Tolmasquim é professor titular da COPPE/UFRJ.

Foi presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), estatal de planejamento vinculada ao Ministério de Minas e Energia (MME), de 2004 a 2016, nos governos Lula e Dilma Rousseff. Também foi secretário executivo de Minas e Energia.

Fonte: EPBR

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.