4 de maio de 2023

Duas hipóteses para a liderança de Carlos Eduardo nas pesquisas em Natal

Autor: Daniel Menezes

O ex-prefeito Carlos Eduardo apareceu, na última rodada de levantamento do Instituto Seta em Natal recém divulgada pelo O Potiguar, em primeiro lugar com 22 pontos, 10 de distância da segunda colocada Natália Bonavides e Styvenson Valentim.

Há duas hipóteses para tal cenário e elas não são necessariamente antagônicas. Primeiro, Carlos Eduardo se beneficia por ser o mais conhecido e por ter participado recentemente de uma campanha. O último ponto também pode ser dito por Natália Bonavides e Styvenson Valentim, os que seguem Carlos Eduardo com 12% das escolhas cada dos entrevistados pelo Seta.

A segunda hipótese carece de maior análise, mas nem por isso não merece ser levantada. O prefeito Álvaro Dias vem caindo nas pesquisas em sua avaliação positiva. O Instituto Seta mostrou a aprovação de Dias em 33,5% e a desaprovação de 53,4%. 

É possível que, diante da queda do prefeito, o eleitor comece a procurar uma solução sólida do passado. Guardadas as devidas diferenças, um pouco como ocorreu com a má avaliação de Jair Bolsonaro que levou uma parcela predominante do eleitorado a querer retornar "ao tempo de Lula".

Penso que, caso a avaliação de Álvaro Dias permaneça ruim - o que sinalizaria troca de grupo político -, será preciso observar as duas possibilidades: 1 o voto retrospectivo que beneficiaria Carlos Eduardo. 2 ou o prospectivo, em que o eleitor mira em alguém novo. 

A favor do olhar para o passado, a liderança de Carlos Eduardo. A perspectiva da procura de um novo nome vem dos bem citados de Natália Bonavides, Styvenson Valentim, Paulinho Freire e Bruno Giovanni (BG).

Cabe aguardar e conferir.

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.