4 de maio de 2023

Jornais internacionais noticiam operação contra Bolsonaro

Autor: Redação

Jornais internacionais noticiaram a operação de busca e apreensão realizada pela PF (Polícia Federal) na 4ª feira (3.mai.2023) na casa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), no Jardim Botânico, em Brasília.

Chamada de Venire, a operação investiga um suposto esquema de fraude em dados de vacinação de Bolsonaro e familiares. O ex-presidente estava na residência no momento das buscas em sua casa e teve seu celular apreendido. O ex-chefe do Executivo disse que “não existe” adulteração em seu cartão de vacinação e que nunca pediram a ele comprovante de imunização para “entrar em lugar nenhum”.

Veja algumas das capas de jornais impressos que noticiaram a operação.

Washington Post, EUA

A publicação disse que a polícia brasileira está investigando se Bolsonaro “tentou enganar as autoridades norte-americanas, fazendo-as acreditar, erroneamente, que ele havia sido vacinado” contra a covid-19 “para poder entrar nos Estados Unidos”.

Guardian, Reino Unido

O jornal britânico relatou a operação e falou que o ex-presidente “enfrentou reprovação internacional por seu tratamento imprudente e anticientífico do surto de covid no Brasil”. Segundo a publicação, Bolsonaro é um “político de extrema-direita” que “minou repetidamente os esforços de contenção e vacinação contra uma doença que ele descartou como uma ‘gripezinha’”.

El País, Uruguai

A publicação uruguaia falou que Bolsonaro acusou as autoridades de “fabricar um caso” e negou as adulterações.

Clarín, Argentina

O jornal citou o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes, que autorizou a operação e disse que o “ex-presidente de ultra-direita” nega as acusações de forma contundente. 

El Comércio, Peru

A publicação disse que Bolsonaro enfrenta uma série de problemas desde que voltou ao Brasil, depois de meses nos EUA. O jornal peruano reportou que os investigadores estavam se perguntando como um cético como Bolsonaro no que diz respeito à covid-19 poderia ter se vacinado contra a doença.

Diário de Notícias, Portugal

O português Diário de Notícias trouxe em sua versão impressa uma reportagem sobre o caso e um artigo de opinião. Falou das entrevistas dada por Bolsonaro depois da operação em sua casa e que o ex-presidente chorou ao falar com a Jovem Pan.

La Vanguardia, Espanha

O jornal espanhol reportou que a operação teve como alvo Bolsonaro e seu círculo mais próximo. Ainda falou que a suposta falsificação teria como objetivo a viagem do ex-presidente aos EUA.

OPERAÇÃO VENIRE 

Na manhã de 4ª feira (3.mai.2023), a PF deflagrou uma operação para apurar um suposto esquema de fraude em dados de vacinação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e familiares. Ao todo, a corporação cumpriu 16 mandados de busca e apreensão e 6 de prisão preventiva, sendo 1 no Rio de Janeiro e 5 na capital federal. Os agentes realizaram buscas e apreensões na casa de Bolsonaro no Jardim Botânico, em Brasília. O ex-presidente estava na residência no momento das buscas e o celular dele foi apreendido. O tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, foi preso. 

Fonte: Poder 360