10 de maio de 2023

A quem interessa espalhar falsa perspectiva de rompimento entre Zenaide e Fátima

Autor: Redação

Diferenças municipais em disputas políticas para o pleito de 2024 no RN têm gerado especulações sobre possível cisão entre o grupo da senadora Zenaide Maia e Jaime Calado com o de Fátima Bezerra. Trata-se, na verdade, de incompreensão do que é uma aliança estadual, por um lado; e pressão interessada de outros grupos, por outro. Só que não há qualquer perspectiva de separação no horizonte factual.

Alianças estaduais não são permeadas pelo alinhamento automático em palanques municipais. Nunca foi assim. Até porque 167 municípios, cada um com sua especificidade, criam um ambiente impossível de compatibilização total. A relação do PSD com o PT para 2024 não é distinta. 

Zenaide e Jaime Calado foram aliados de primeira hora de Fátima Bezerra. Além disso, ainda quando deputada federal, Zenaide foi uma das poucas vozes no RN em defesa do mandato da então presidente Dilma e uma crítica das reformas sem voto popular de Michel Temer. Talvez exista alguém tão lulista quanto Jaime Calado. Mas não mais. Calado é secretário de desenvolvimento de Fátima e participou de todas as ações do governo na área. O PSD e o PT são aliados também no plano nacional. O rastro de apoio é longo.

O fato concreto é que é natural que a senadora procure se viabilizar para 2026 e obviamente se movimente em 2024. Não só Zenaide, mas todos os agentes em disputa. É do jogo e não quer dizer absolutamente nada. O próprio presidente da assembleia, Ezequiel Ferreira, votou em Rogério Marinho para o senado em 2022, o principal nome hoje da oposição, e nem por isso rompeu com o governo. Pelo contrário.

Em 2024, é improvável que a candidatura de Carlos Eduardo em Natal pelo PSD, partido que deve ingressar, ocorra em oposição ao governo Fátima. Como Natália também será candidata pelo PT na capital, provavelmente, quem se viabilizar no primeiro turno dialoga no segundo. Trata-se de disputa pautada pela lógica municipal. Assim deverá se desenvolver em outros municípios.

É completamente fora de órbita supor, além disso, que uma candidatura de Zenaide em busca da reeleição aconteceria contra uma possível postulação de Fátima Bezerra. Como em 2026 teremos duas cadeiras, o mais provável é que Zenaide esteja se movimentando para fazer dobradinha com a hoje governadora. Uma separação entre as duas só seria boa para o campo antilulista.

Agora, também é do jogo perceber que há grupos interessados na briga. Na política, caro leitor, é sempre bom cruzar os fatos com as versões e se perguntar: a quem interessa?! Como Zenaide e Jaime Calado vêm se fortalecendo, possíveis candidatos municipais e quem deseja ser o segundo senador de Fátima em 2026 atuam para gerar o afastamento e ocupar os espaços hoje do PSD no RN. A narrativa na rua a respeito não é gratuita.

Nos peitos de 2024 e 2026 tudo pode acontecer, claro. Mas se fiando pelos fatos e pelos interesses em jogo, o que se desenha é que teremos, mais uma vez, um combate entre os campos bolsonaristas e lulistas. O resto entra no terreno da especulação carente de realidade.

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.