12 de maio de 2023

Mulher sobe em palco para pedir ajuda, e Lula se emociona

Autor: Redação

Do Poder 360 - Ao iniciar seu discurso no evento de regulamentação da Lei Paulo Gustavo nesta 5ª feira (11.mai.2023), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi surpreendido por uma mulher da plateia que subiu no palco e implorou por ajuda. Ela se ajoelhou aos pés do presidente. Ao entender o pedido, Lula se emocionou.

“Essa mulher representa um pouco daquilo que passa o povo brasileiro”, disse ao iniciar sua fala. A mulher, que não foi identificada, mostrou ao presidente um documento do Quilombo Rio dos Macacos com demandas para a comunidade.

Assista ao trecho em que Lula é abordado pela mulher (4min32s): 

 

 

“MUDAR O PAÍS”

Antes de chegar ao palco, a mulher foi contida por seguranças. Vendo a confusão, Lula pediu que a liberassem. A primeira-dama, Janja Lula da Silva, auxiliou o presidente e escoltou a mulher para fora do palco depois que ela conseguiu mostrar papeis a Lula.

Lula disse que se candidatou e foi eleito para um 3º mandato para “mudar o país”“Esse país tinha dado um salto de qualidade, tinha se transformado no país mais alegre, otimista do mundo. […] Mas me parece que o destino nos jogou uma praga de gafanhotos que em apenas 4 anos destruíram tudo o que nós fizemos”, disse, emocionado.

Lula repetiu ter compromisso com o povo mais pobre do país e que irá trabalhar “no pouco tempo que tem” de governo para isso. Ele também ressaltou que o setor cultural é importante para ajudar na retomada da economia.

“O assassinato que eles fizeram com a cultura, é porque a cultura pode ajudar a fazer a revolução que precisa ser feita nesse país para que o povo possa trabalhar, comer, que a gente exija o cumprimento da Constituição brasileira”.

EM SALVADOR

Lula participou de evento em Salvador (BA) em que assinou o decreto que regulamenta a Lei Paulo Gustavo. A legislação de incentivo à cultura autoriza o repasse de R$ 7,8 bilhões para Estados e municípios aplicarem em projetos culturais. A ministra da Cultura, Margareth Menezes, também participou da cerimônia.

“Os ignorantes desse país precisam aprender que cultura não é gasto, não é pornografia, não é coisa menor. Cultura é o jeito da gente falar, cantar, dançar, fazer aquilo que a gente sabe fazer. Cultura significa emprego e milhões de oportunidades”, disse o presidente.

Lula afirmou ainda ter optado por fazer um evento em Salvador porque “estava cansado de lançar programas no Palácio do Planalto com quase sempre as mesmas pessoas”.

No início do evento, um vídeo foi exibido em homenagem ao ator e humorista que deu nome à lei, Paulo Gustavo. Ele morreu em 4 de maio, aos 42 anos, por complicações decorrentes da covid-19, e deixou o marido e 2 filhos.

Projeções de vídeos da cantora Rita Lee, que faleceu em 9 de maio, também foram exibidas durante o evento.

Ao final de seu discurso, Menezes cantou parte da música “Faraó”, uma das mais famosas de sua carreira como cantora. A plateia já havia entoado trechos da canção.

Assista à íntegra da fala de Lula na cerimônia (24min25s):

 

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.