19 de maio de 2023

Licitação do transporte público de Natal: vem aí uma gambiarra eleitoral

Autor: Daniel Menezes

A Câmara Municipal do Natal aprovou uma lei em que basicamente se desresponsabiliza da licitação do transporte público da cidade. Com isso, a partir de agora, todo o processo será deflagrado pela prefeitura do Natal.

O prefeito de Natal corre para aprovar a licitação até o ano da eleição. O problema é que, com a retirada da vigilância dos vereadores, não haverá nenhum contrapoder de inspeção do formato da licitação. Além disso, ela mesma não terá ampla consulta popular. Tudo será feito em um gabinete.

Logo de cara, com a saída da licitação da incumbência da Câmara, já retiraram ar condicionado, uma realidade em outras capitais, e piso adaptado para cadeirantes. E a tendência é a prefeitura enxugar ao máximo o serviço para que se torne mais economicamente vantajoso para as empresas prestadoras de serviço, para quem Álvaro Dias já advoga em favor de um aumento da tarifa.

Ora, a intenção não é boa - correr até a eleição/fim do mandato do prefeito -, o formato da criação do ordenamento é ruim e não haverá qualquer tipo de consulta popular e/ou de representantes eleitos. Não tem como vir algo sensacional na proposta.

Imagem extraída do portal saiba mais.

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.