20 de maio de 2023

Rússia supera EUA e se torna maior vendedor de diesel para o Brasil em abril

Autor: Thiago Medeiros

Epbr— A Rússia ultrapassou os Estados Unidos e se tornou a principal fonte de importações de diesel do Brasil em abril. Mais da metade (56%) das cargas importadas vieram de refinarias russas, contra 21% dos EUA, de acordo com dados do ComexStat, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

No acumulado do ano, no primeiro quadrimestre, os americanos — historicamente os supridores tradicionais do mercado brasileiro — ainda lideram o ranking, com 32% das importações, contra 22% da Rússia. Para efeitos de comparação, os russos responderam por menos de 1% dos volumes importados em igual período de 2022.  

A geopolítica do petróleo. A Rússia entrou de vez no mercado brasileiro em fevereiro deste ano. Sem endossar as sanções europeias e dos próprios EUA, o Brasil manteve-se aberto às ofertas de diesel mais barato. 

Historicamente pouco relevantes, as importações do derivado de origem russa dispararam nos últimos meses, em meio a mudanças no fluxo do comércio global de combustíveis desde o início da guerra da Ucrânia, em 2022.

As vendas de diesel russo para o mercado brasileiro foram 48 vezes maiores no primeiro quadrimestre deste ano, ante igual período do ano passado.

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.