21 de maio de 2023

Por que a atuação na Petrobras na foz do Amazonas e a promessa de carro barato são dois lados da mesma moeda

Autor: Daniel Menezes

A possível exploração de petróleo pela Petrobras na foz do Amazonas e a promessa de carro popular mais barato são dois lados da mesma moeda. Há enorme pressão eleitoral. O ex-presidente Jair Bolsonaro avançou no norte, prometendo investimentos em troca do relaxamento da questão ambiental. Qualquer análise deve incorporar tal correlação de força.

No Amapá, a pressão para que a petróbras não deixe de atuar em prol da extração de petróleo foi tanta, que fez o senador Randolfe Rodrigues se distanciar de Marina Silva, ministra do meio ambiente e que se opõe ao projeto.

Fiz críticas ao projeto do carro popular mais barato. Penso que é preciso equacionar o transporte público nas cidades e subsidio para aquisição de carro pode não ser o caminho mais vantajoso em termos sociais e econômicos. Mas é preciso realismo. O político é pressionado pelo sonho forte do eleitor brasileiro de comprar um carro. No Norte é forte a ideia de que a questão ambiental gera desemprego. Às vezes, é impossível lutar contra isso.

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.