1 de junho de 2023

Centrão com fome de reforma

Autor: Thiago Medeiros

Diante da demora na liberação de emendas e na indicação de cargos, os partidos do Centrão voltam a pressionar o governo Lula por uma reforma ministerial. O risco de o governo ser derrotado na votação da Medida Provisória que reestrutura os ministérios evidencia, sa urgência de uma “agitação” na relação entre os dois lados.

O centrão deseja urgentemente não apenas cargos, mas quer espaço nos ministérios e pode forçar o Governo Lula a ter que alterar sua composição inicial.

Um dos partidos que dentro dessa agitação pode ser convidade é o Republicanos, que tem 42 deputados,e deve se aproximar do governo em troca de liberação de emendas e cargos, e até de ministérios.

Ao se aproximar mais do Governo Federal, pode ser inclusive um facilitar e um caminho para o Prefeito de Natal Álvaro Dias, que hoje conta apenas para essa ponto com o ex-deputado Rafael Motta (PSB), que pode ser seu indicado para sucessão em Natal. 

Desde fevereiro, o Congresso pressiona a gestão petista por uma reforma ministerial. Segundo lideranças em Brasília, se a resistência perdurar o governo passará por crises como a atual em toda as votações importantes. Além do Republicanos o governo precisa resolver parte do MDB e também o União Brasil, que em sua maioria não se sente representado nos atuais minitérios ocupados pela sigla.

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.