1 de junho de 2023

O PIBÃO VOLTOU: PIB cresce 1,9% no primeiro trimestre de 2023, diz IBGE

Autor: Thiago Medeiros

CNN - O Produto Interno Bruto (PIB) — a soma de todas as riquezas produzidas pelo país — cresceu 1,9% no primeiro trimestre de 2023 na comparação com o trimestre imediatamente anterior e somou R$ 2,6 trilhões. Na comparação com o mesmo período de 2022 a alta foi de 4%. Os dados são do Sistema de Contas Nacionais Trimestrais e foram divulgados nesta quinta-feira (1) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado foi puxado, principalmente, pelo crescimento de 21,6% da agropecuária, maior alta para o setor desde o quarto trimestre de 1996. O setor responde por cerca de 8% de toda a economia do país.

Rebeca Palis, coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, explica, em nota, que problemas climáticos impactaram negativamente a agropecuária ano passado e esse ano a previsão é de safra recorde de soja, que representa aproximadamente 70% da lavoura no trimestre, com crescimento de mais de 24% de produção.

Além disso, a safra da soja é concentrada no primeiro semestre do ano. “Na comparação entre o quarto trimestre de um ano ruim com um primeiro trimestre bom, observa-se o crescimento expressivo da Agropecuária”, afirma.

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-BR) — considerado uma prévia do PIB e divulgado no dia 19 de maio pelo Banco Central — já apontava para expansão econômica no primeiro trimestre, ao marcar alta de 2,41%. Em relação ao primeiro trimestre de 2022, o indicador mostrou crescimento econômico em 3,87%. Já em comparação aos últimos 12 meses até março, o IBC-Br indicou que a atividade econômica cresceu 3,31%, impulsionada pelo elevado volume de serviços.

 

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.