12 de junho de 2023

ABC anuncia retorno de Wallyson

Autor: Daniel Menezes

Do AGora RN

Daniel Guimarães
WhatsApp Image 2023 06 12 at 12.08.23

Wallyson

Nesta segunda-feira, dia 12, a diretoria do ABC divulgou a notícia tão aguardada pela torcida: o jogador Wallyson está de volta. Conhecido como “O Mago” pelos torcedores, o atleta de 34 anos, já se apresentou e treina no turno da tarde com a equipe. O clube anunciou que fechou um contrato com o jogador até o término do Campeonato Brasileiro da Série B.

Histórico

Sua história no ABC começou aos 18 anos de idade. Em 2007, ele protagonizou uma atuação memorável na final do Campeonato Potiguar, anotando quatro gols na vitória por 5 a 2 sobre o arquirrival América. Na mesma temporada, foi destaque na Série C, com 16 gols, incluindo o gol decisivo na última partida contra o Bragantino, que garantiu a equipe o acesso à Série B. Sua performance o transformou em um dos principais destaques da competição.

Em 2008, Wallyson foi transferido para o Athletico Paranaense em uma negociação que rendeu mais de R$ 1 milhão ao ABC. Parte desse valor foi investido na construção do módulo IV do Estádio Frasqueirão, que recebeu o nome de Módulo Wallyson em homenagem ao atacante.

bcf63c81ebe534b933d862720460f11c gpLarge

Wallyson foi eleito o craque revelação do Campeonato Paranaense de 2009 / Foto: Pedro Serápio

Apesar de um início complicado no Athletico Paranaense, com uma lesão na pubalgia que o afastou dos gramados por um período, Wallyson conquistou seu espaço no time titular e se destacou no Campeonato Paranaense de 2009, sendo eleito a revelação da competição.

Em seguida, o atacante teve uma passagem marcante pelo Cruzeiro, clube ao qual foi contratado em 2010. Logo em sua estreia, em agosto, marcou seu primeiro gol em setembro, contribuindo para a vitória por 4 a 2 sobre o Guarani.

20110623114940272246u

Estudiantes de La Plata foi a maior vítima de Wallyson durante a Libertadores de 2011, ele marcou três gols em dois jogos / Foto: Marcos Brindicci

Wallyson ganhou ainda mais notoriedade na Copa Libertadores de 2011, ao balançar as redes quatro vezes nos dois primeiros jogos e assumir a liderança da artilharia da competição. Apesar da eliminação nas oitavas de final, o atacante terminou como artilheiro ao lado de Roberto Nanni, do Cerro Porteño, ambos com sete gols. Uma a mais que Neymar, campeão com o Santos.

Mas ainda em 2011, o jogador interrompeu sua boa sequência no Cruzeiro após uma lesão no tornozelo. Depois de um longo período de recuperação, Wallyson retornou aos gramados em 2012, mas não teve seu contrato renovado ao final da temporada.

Nos anos seguintes, o jogador passou por diversas equipes, incluindo São Paulo, Bahia, Botafogo, Coritiba, Santa Cruz, Vila Nova, Vitória e CRB. Até que, em 2019, Wallyson decidiu retornar ao ABC após rescindir com o Maldonado-URU, com o objetivo de ajudar o clube a evitar o rebaixamento para a Série D. Embora tenha marcado gols e participado de jogadas decisivas, o “Mago” não conseguiu evitar a queda da equipe.

image processing20200201 29235 9nycvz

Jogador retornou ao clube em 2019 para disputar série D / Foto: Andrei Torres

No ano de 2020, o jogador sofreu uma fratura na tíbia, o que o afastou dos gramados por sete meses. Mesmo assim, quando esteve em campo durante a disputa da Série D, Wallyson marcou 12 gols em 15 jogos, demonstrando sua qualidade e importância para a equipe.

Veja o vídeo que resultou na lesão do jogador

Em 2021, o “Mago” foi novamente um dos destaques da equipe. Ele encerrou a temporada de 2021 sendo um dos principais artilheiros do Brasil com 24 gols marcados, sendo essa a sua maior artilheira, superando a marca de 2011 em que marcou 17 gols pelo Cruzeiro. Por pesquisas, foi eleito um dos melhores jogadores da Série D de 2021 e ainda garantiu o retorno do ABC à série C.

wallyson

Wallyson comemorando em partida que garantiu o acesso do clube / Foto: Andrei Torres

Em 2022, ele manteve a sua fama de “carrasco” contra o rival América. Na final do campeonato potiguar, durante o segundo jogo disputado no Estádio Frasqueirão, marcou um gol olímpico que abriu o placar na partida.

De pênalti empatou a partida e foi dos seus pés numa cobrança de escanteio que resultou no gol da virada marcado por Jefinho. No fim o ABC venceu a partida por 4 a 2 e ergueu o seu 57º título, sendo o maior campeão estadual do Brasil. Na ocasião, recebeu das mãos da governadora Fátima Bezerra o prêmio de melhor jogador da partida.

Ainda em 2022, Wallyson terminou a temporada sendo o artilheiro do time com 14 gols e atingindo o objetivo principal do clube, conquistando o tão sonhado acesso à série B.

Apesar da consagração, o atleta teve problemas de relacionamento com ex-treinador da equipe, Fernando Marchiori. Desentendimento que culminou na sua não renovação de contrato com o alvinegro. Agora, com 34 anos, o jogador regressa ao clube para o restante da série B.

Wallyson 930x524

Wallyson agredecendo pela vitória, em jogo no Frasqueirão / Foto: José Aldenir

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.