12 de junho de 2023

Queremos o Brasil em cúpula da paz, diz Ucrânia

Autor: Daniel Menezes

Do Poder 360 - O chefe do gabinete da presidência ucraniana, Andriy Yermak, afirmou que vai convidar o Brasil para participar de uma reunião de cúpula para discutir o fim da guerra. Ele não antecipou a data e o local da cúpula, afirmando apenas que será proposta “em breve” em local neutro.

“Em nome do presidente, eu e o nosso Ministério das Relações Exteriores estamos trabalhando na organização da 1ª Cúpula Internacional da Paz para discutir a fórmula proposta pelo presidente [Volodymyr] Zelensky”, disse em entrevista à CNN Brasil.

“E nós acreditamos que a cúpula não estará completa sem a participação dos países do Sul Global”, disse Yermak, mencionando Brasil, Índia, China, Arábia Saudita e países da África como relevantes para o debate.

O chefe de gabinete da presidência da Ucrânia afirmou “querer ver o Brasil como um dos líderes da implementação do plano de paz”.

“A Ucrânia está muito interessada no desenvolvimento de suas relações com o Brasil. A Ucrânia quer muito uma parceria estratégica com o Brasil. E estamos prontos para fazer tudo o que depende de nós para atingir esse objetivo”, declarou. 

Lula 

Em abril, presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)  sugeriu que haveria ambivalência na culpa pelo conflito tanto em Kiev quanto em Moscou. Ele também disse que os Estados Unidos, principal fornecedor dos armamentos de defesa ucranianos, estariam incentivando a continuidade da guerra.

 

Depois da declaração causar um mal-estar na política externa brasileira, Lula disse “nunca” ter equiparado a responsabilidade da Ucrânia à da Rússia na guerra. O petista reafirmou a intenção de encontrar um caminho de diálogo para encerrar o conflito.

“Eu nunca igualei os 2 países, porque eu sei o que é invasão, sei o que é integridade territorial, e todos nós achamos que a Rússia errou e já condenamos [a invasão] em todas as decisões da ONU”, disse o petista ao lado do presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Souza.

 

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.