16 de junho de 2023

Evento divulga dados inéditos sobre setor eólico e apresenta projeto para margem equatorial

Autor: Redação

Da Tribuna do Norte - Nesta sexta-feira (16), o Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) divulgou dados inéditos para o setor eólico offshore e deu detalhes do projeto que fará o maior mapeamento eólico do Brasil na margem equatorial.

A região abrange seis estados, incluindo o Rio Grande do Norte, que lidera a geração de energia eólica em terra no país, e é um dos que tem mais investimentos programados. No total, a área inserida no levantamento corresponde a 38,6% do litoral brasileiro, e também inclui os estados do Pará, Ceará, Piauí, Maranhão e Amapá.

Realizado por meio de convênio com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o projeto foi anunciado em 2022, sendo iniciado neste ano. Prevendo um investimento de R$ 5 milhões de reais, o projeto prevê a identificação das melhores áreas de potencial eólico para fomentar o desenvolvimento de projetos de usinas e, além disso, auxiliar os fabricantes de equipamentos a dimensionarem aerogeradores, torres e fundações adequados ao perfil de vento do país. 

Os trabalhos incluem medições de velocidade e direção dos ventos em pontos estratégicos e o mapeamento de áreas para projetos eólicos offshore.  

O evento também realiza uma mesa-redonda com a presença de Jean-Paul Prates, presidente da Petrobras, Davi Alcolumbre, senador da República, Fátima Bezerra, governadora do estado, Valder Ribeiro, secretário executivo do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, e Luciana Santos, ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, para tratar sobre o tema, além do presidente da Fiern, Amaro Sales.

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.