17 de junho de 2023

Se aprovada, será mais uma burrice para a história de Natal

Autor: Daniel Menezes

A obra da trincheira é aquela ação absolutamente incompreensível do ponto de vista técnico e social. Já conversei com especialistas sobre o assunto e eles são bastante claros. Fazer um túnel no cruzamento entre as avenidas Alexandrino de Alencar e a Salgado Filho só irá jogar o trânsito para o cruzamento seguinte, o do midway. O efeito para o trânsito será incipiente.

Agora, será uma tragédia para a região. Toda aquela área ficará morta. Seu comércio perderá visibilidade e não haverá mais mobilidade de pessoas por outras modalidades, que não a de carro. Nenhuma cidade moderna utiliza mais aquela estratégia porque é sinônimo de apagar um convívio econômico e social urbano.

A secretaria de transporte, trânsito e urbanismo publicou dados risíveis para tentar justificar a incursão. Chegou a falar em congestionamento de duas horas. Ora, as cidades mais congestionadas do país (Recife, Belo Horizonte e São Paulo) têm trânsito de 22 minutos por locomoção de 10 kms de carro em horários de pico. A taxa de crescimento da cidade para justificar uma suposta elevação de carros descrita pela STTU é de 3% ao ano, quando na verdade, conforme dados do último censo, Natal está diminuindo de tamanho populacional. É vergonhoso assistir uma secretaria mentir tão descaradamente para atribuir viés técnico a uma insistência do poder público.

É incompreensível a pressão da prefeitura em dispender 25 milhões para isso. A empresa já vitoriosa para executar a obra atua no ramo de locações e eventos.

Após provocada pela deputada federal Natália Bonavides, a justiça mandou a prefeitura do Natal detalha a intervenção.

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